top of page

SURTO DE CÓLERA EM ANGOLA

"Surto de Cólera em Angola: Um Desafio de Saúde Pública"Angola enfrenta um surto de cólera com 224 casos confirmados e 18 mortes, principalmente em Luanda e Icolo e Bengo. As autoridades, em parceria com a OMS, têm intensificado ações como campanhas de higiene, distribuição de água potável e tratamentos médicos. O surto destaca a urgência de melhorias nos serviços de saneamento básico no país.


menina doente de colera

Recentemente, Angola tem enfrentado um surto de cólera, uma doença transmitida pela água contaminada, que afecta principalmente as áreas com condições sanitárias precárias. O surto foi identificado em 2 províncias do país, propiamente em Luanda, Icolo e Bengo e as autoridades de saúde têm trabalhado para conter a propagação da doença.


O número de casos de cólera notificados em Angola aumentou para 224, com 54 novos registos nas últimas 24 horas, mais três mortes, num total de 18 desde o início do ano, segundo o Ministério da Saúde. Estão em processamento no laboratório nacional de referência, 16 amostras de casos suspeitos.


O governo angolano, em parceria com organizações internacionais, tem implementado medidas de prevenção, como campanhas de conscientização sobre a importância de higiene, distribuição de água potável e tratamentos médicos para os infectados. Também foram estabelecidos centros de tratamento para pacientes com cólera e realizados esforços para melhorar as condições sanitárias nas áreas mais afectadas.

passos para prevenir a cólera

Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem fornecido apoio técnico e logístico à Angola para controlar a epidemia e evitar uma maior disseminação. A cólera continua a representar uma preocupação significativa para a saúde pública do país, destacando a necessidade urgente de melhorar os serviços de água e saneamento.

Comentários


bottom of page